Top Ten Tuesday - Coisas bibliófilas pelas quais estou grata

novembro 26, 2013

O Top Ten Tuesday desta semana não era necessariamente bibliófilo. Podia ser sobre coisas pelas quais estou grata em geral, na minha vida. Mas como este é um blog de livros, pensei que podia adaptar para esta temática. Assim, aqui vão as dez coisas relacionadas com os livros e com a leitura pelas quais estou grata.


1. Livros - Duh. Óbvio, eu sei... Mas os livros, seja em papel, e-book ou em formato pdf (algumas coisas para a faculdade só assim é que as arranjo...) são a grande razão pela qual sou bibliófila. Desde pequena, mesmo quando ainda não sabia ler, que os livros me fascinavam e passava horas a olhar para as enciclopédias ilustradas que os meus pais cá tinham, embevecida a olhar para aquela quantidade de letras todas que, um dia, eu ia aprender a decifrar.

2. O Blog - Decididamente que comecei a ler mais depois que criei o blog. Comecei a ter um maior contacto com outros género e autores, através das opiniões dos blogs que seguia e continuo a seguir, o que acabou por abrir os meus horizontes.

3. Kobo - Desde que comprei o Kobo, a minha lista de livros a ler aumentou astronomicamente. Além disso, a sua compra também me permitiou ler livros que, de outra forma, não iria apostar por não querer gastar dinheiro para os comprar em papel. O Kobo permite-me continuar a ler mais livros, sem gastar tanto dinheiro e sem ter que inventar cantos e recantos para pôr os livros.

4. Goodreads - Esta é uma ferramenta que utilizo diariamente. É uma rede social para bibliófilos, digamos assim, onde registo aquilo que quero ler futuramente, para não me esquecer, onde fico a par daquilo que os outros lêem, para saber as suas opiniões, para juntar à minha lista de livros para ler, ou só para cuscar... Ou até para me desgraçar com as sugestões de mais livros, que o Goodreads sugere baseado nos livros que já lemos.

5. Twitgang - Sim!! Tuitar com pessoas que adoram ler e partilhar sugestões e com quem posso discutir livros que já lemos ou que estamos a ler. Há melhor coisa do que falar sobre livros com quem gosta de ler também?

6. Só Ler Não Basta - Um projecto que começou no fim do ano passado (estamos quase a fazer 1 ano!!) com outras duas bloggers e amigas, a Carla e a Telma. Adoro fazer parte deste projecto, adoro as nossas discussões e os temas e os convidados e tudo!

7. FictFact - Esta é uma ferramente que descobri há muito pouco tempo, mas que é muito útil. É um site onde podemos organizar as sagas que já lemos, as que estamos a ler e ainda não acabámos, e aquelas que temos cá os livros mas ainda nem sequer começámos. Podemos, ainda, ver se dentro de alguma saga saltámos algum livro, se estamos a ler pela ordem certa, se há mais livros do que julgamos, etc. Acho que dá muito jeito.

8. Feira do Livro - Uma vez por ano, vai tudo o que é bibliófilo em jeito de peregrinação à Feira do Livro, no meu caso a de Lisboa. E mais do que uma vez! Que nós somos todos muito devotos. Aproveitam-se promoções, livros do dia, encontram-se raridades, livros velhinhos nos alfarrabistas, juntamo-nos com amigos e outros amantes dos livros, e é sempre bom lá ir :)

9. Biblioteca - Quando estava a trabalhar como bolseira na biblioteca da minha faculdade, tomei contacto com a grande variedade de livros que lá existem. A biblioteca é enorme, tem imensos livros sobre os mais variados assuntos e deu-me um jeitaço quando andei a fazer pesquisa para a tese. Agora, como já lá não estou, tenho saudades daquele espaço e de andar por aqueles corredores à procura do livro X, de me sentar numa das mesas a lê-lo e a tirar apontamentos. Para além da tese, também cheguei a ler livros de ficção que não podia comprar, mas que podia ler porque estavam acessíveis na biblioteca.

10. Os meus pais - Ah pois! Se não fossem eles a incentivar-me para a leitura, provavelmente não estaria aqui hoje. Sempre gostaram de ler, sempre houve livros pela casa, contavam-me histórias quando era pequena e, por isso, sempre adorei livros. Quando comecei a saber ler, incentivavam-me a ler os livros que tinha por casa, mas também me ofereceram outros, sabendo o quão importantes são os livros na formação e desenvolvimento de uma amostra de pessoa, como era eu na altura. Por isso, agradeço aos meus pais o terem-me incutido este gosto pela leitura e pelos livros.

(O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal da autoria do blog The Broke and the Bookish.)

You Might Also Like

0 comentários