Top Ten Tuesday - Top 10 coisas que tornam a minha vida de leitora/blogger mais fácil/melhor

agosto 20, 2013

A internet. Ha! Agora fora de brincadeiras, acho que a internet está cheia de coisas boas que nos facilitam a vida enquanto leitores e bloggers e a minha lista consta, em grande parte, de várias ferramentas que se encontram online e que tornam a minha vida mais fácil, nestes campos. Aqui vai!

1. Goodreads - Como é que eu poderia viver sem Goodreads??? É lá que registo os livros que leio, quando os li, os que quero ler, as edições que tenho, os que estão emprestados, os livros que tenho em papel e os que estão em ebook, é onde crio estantes virtuais segundo géneros literários para me organizar melhor... É uma ferramenta essencial para mim porque é lá que mantenho um registo das minhas leituras e vou-me mantendo a par daquilo que os outros também lêem.

2. Blog - Ora, pois é claro! O blog ajuda-me imenso porque é onde mantenho o registo daquilo que leio, para além das minhas opiniões sobre cada livro. Além disso, foi através dele que conheci mais pessoas com os mesmos gostos que eu, através dele abri horizontes literários e por causa dele acabo por seguir outros blogs do mesmo género e ficar a par daquilo que se vai lendo, do que vai sendo publicado, etc.

3. Bookdepository - Este tornou a minha vida mais fácil e mais difícil também. Livros a um preço mais baixo, sem pagar portes... É uma desgraça! Tornou-se mais fácil adquirir livros em inglês, a um preço mais baixo do que são vendidos por cá e graças, e mais difícil de resistir a um livro que esteja com um preço muito convidativo.

4. Kobo - Depois de anos a rejeitar os ebooks e e-readers, já lá vai quase um ano que comprei o meu e não me arrependo nada! Graças ao Kobo consigo ler mais livros e gastar muito menos dinheiro do que se comprasse os livros em papel, até porque já não tenho espaço para pôr mais livros...

5. Feedly - Com o fim do Google Reader (paz à sua alma), aderi ao Feedly e é por lá que me vou mantendo actualizada sobre os conteúdos que se vão publicando sobre livros, nos sites e blogs que costumo visitar mais. Daqui tiro ideias, listas, artigos interessantes e alguns acabam por ir parar à rubrica mensal deste blog, "Outras Leituras".

6. Twitter/Facebook - É nas redes sociais que também vou sabendo das últimas novidades, de passatempos, promoções e é onde converso também sobre livros e outros assuntos ligados a eles.

7. Moleskine Book Journal - Esteve desactualizado durante muito tempo, mas estive a fazer arrumações, encontrei-o e actualizei-o. Assim, mantenho uma lista dos livros que já li, também em papel, para além do Goodreads.

8. Rebel Mouse - Há pouco tempo criei uma conta no Rebel Mouse que, basicamente, reúne tudo aquilo que partilho num espaço só, para depois não ter que ir procurar outra vez. Quer eu partilhe no Twitter, no Pinterest ou encontre um link e queira guardá-lo para ler mais tarde, no Rebel Mouse posso fazer isso porque fica lá registado e escuso de estar a puxar pela moleirinha "mas onde é que eu vi aquele artigo muito giro....?"

9. Só Ler Não Basta - Sim! Neste momento, é uma das coisas que mais gosto de fazer, enquanto blogger. Pegar num assunto no âmbito dos livros e discuti-lo com outras pessoas. Acho que cria outra dinâmica e acho importante pensar sobre aquilo que lemos. Já fizemos, inclusive, uma leitura conjunta que correu muito bem e foi muito giro ver a perspectiva de cada uma de nós sobre um mesmo livro.

10. Desafios - Acho que os desafios de leitura são sempre interessantes e obrigam-nos, às vezes, a sair da nossa área de conforto e a ler outros livros que, de outra maneira, não leríamos. Ou então obrigam-nos a ler livros que já estão a ganhar pó na estante mas que ainda não foram abertos... Acho que é sempre interessante enquanto blogger e leitora participar em coisas que me desafiem.

O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal da autoria do blog The Broke and the Bookish.

You Might Also Like

0 comentários