Top Ten Tuesday - 10 Palavras/Tópicos que me fazem pegar num livro instantaneamente

abril 30, 2013


Top Ten Tuesday desta semana tem a ver com palavras ou tópicos que nos façam imediatamente interessar, e eventualmente comprar, um livro. Penso que todos temos algo que nos desperte a atenção num livro, sejam as capas, os autores ou determinadas palavras num título. E, no meu caso, as palavras ou tópicos são estes:

1. Medieval - Sejam livros de ficção ou não, se tiverem a palavra "medieval" no título ou na sinopse, a minha atenção é garantida. Adoro livros que se passem nesta época ou que tenham alguma ligação à Idade Média. Sou fascinada por esta altura e tudo o que lhe diz respeito interessa-me, seja a história, o pensamento, o modo de vida, a cultura, a arte ou a sociedade.

2. Rainha - Tenho também um gosto enorme por saber sobre as vidas das rainhas, sejam elas inglesas, portuguesas, italianas, francesas... Por isso, se no título estiver a palavra "rainha" ou o nome de alguma rainha, vou olhar para esse livro de certeza. Um dos meus livros favoritos é o The Lady Elizabeth, de Alison Weir, que conta a história de uma mulher que me fascina imenso: a rainha Isabel de Inglaterra. Além disso, há dias acabei por adquirir toda a série sobre as rainhas de Inglaterra, da Jean Plaidy... 


3. Lenda Arturiana - Não resisto a livros sobre o Rei Artur, Camelot, Avalon, Morgan le Fay, ou não fosse eu estar a fazer uma tese sobre o assunto, não é verdade? Por isso, se estiverem a pensar em oferecer-me livros, esta é uma jogada segura: Rei Artur!

4. Livros - Livros sobre livros. Haverá coisa mais interessante? :)

5. Segredo - Mistérios são das coisas que mais me seduzem num livro. Segredos, coisas ocultas, locais secretos, mistérios do passado que são recuperados no presente... Adoro! Porque me põe o cérebro a funcionar e obriga-me a tentar descortinar o rumo que a história leva. 

6. Religião - Este é outro tópico que adoro num livro. Se meter religião, seja ela a católica, a muçulmana, a judaica, o budismo ou outra qualquer, vou interessar-me de certeza. Gosto de livros que me desafiem, nesse sentido, e que me ensinem mais sobre uma religião que não conheço tão bem ou que desconheço completamente. Gosto de livros que tenham esse cunho religioso.

7. Mitos - Adoro mitos. Seja livros que recontem algum mito, que sejam novas abordagens, diferentes pontos de vista... Tudo serve para alargar horizontes, pensar sobre a importância dos mitos ainda nos dias de hoje e porque eles ainda servem de inspiração para obras contemporâneas.

8. Macabro - Não sei se esta palavra é a mais acertada. Mas o que quis dizer é que livros que contenham sangue, cemitérios, tortura, morte, crimes, provavelmente vão chamar a minha atenção. Ok, se calhar "macabro" é a palavra certa.

9. Conspiração - A verdade é que adoro teorias da conspiração. Coisas maquinadas nos bastidores da história, sem ninguém saber, coisas que acreditamos ser verdade, durante séculos e que, de repente, sabe-se que não é nada daquilo, conspirações políticas, religiosas, sei lá! Há tanta coisa sobre o assunto, mas é verdade que gosto de ler coisas destas.

10. Inglaterra - O facto é que sou apaixonada por esta terra, apesar de nunca ter lá ido. Não consigo bem explicar porquê, mas desde miúda que tenho um fascínio por Inglaterra e por todas as Ilhas Britânicas. Pela sua história, pela cultura, pela geografia... Por isso, se o cenário da história for inglês, pontos a favor para esse livro. Agora pensem nesta junção: Inglaterra, medieval, rei Artur e mitos = perfeição!! :D

O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do blog The Broke and the Bookish

You Might Also Like

0 comentários