Conheces os teus hábitos de leitura?

abril 24, 2013


Vi isto no blog da Tita que, por sua vez, viu no blog Páginas Encadernadas e que também acabei por ver no blog Este Meu Cantinho... Como achei engraçado, decidi participar e partilhar convosco as minhas respostas. Sei que o Dia Mundial do Livro foi ontem, mas nunca é tarde!

Hoje, Dia Mundial do Livro, tenho um desafio para vos lançar. Um pequeno questionário sobre os nossos hábitos de leitura para nos ficarmos a conhecer melhor! ;) Se tens blog usa estas perguntas e publica-as com as tuas respostas. Se não tens, porque não envias um mail aos teus conhecidos e esperas pelas suas respostas?

1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito?

Sinceramente, prefiro não estar a comer ou a beber enquanto leio. Primeiro, porque sou um bocado desastrada e corro o risco de sujar o livro. Segundo, porque adoro comer e se estiver a ler e a comer ao mesmo tempo, não me consigo concentrar no livro, por causa do sabor da comida :P

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?

Gosto de beber chá.

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável? 

Quando são livros que estou a usar para a faculdade, seja de investigação ou livros para análise literária, sim, costumo sublinhar. Tenho vários livros sublinhados e com apontamentos nas margens. Haviam de ver a minha "The Wasteland" do T. S. Eliot....

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?

Tenho sempre um marcador. Aliás, tenho vários marcadores e assim que começo a ler um livro atribuo-lhe logo um marcador. Mas dobrar os cantos das folhas: nunca!

5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?

Gosto de ambos, desde que tratem de assuntos pelos quais eu me interesse. Mas, de momento, ficção.

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?

Gosto de ler até ao fim do capítulo, mas às vezes tenho que interromper a leitura antes que o capítulo acabe. Isto acontece, principalmente, porque leio nos transportes públicos e não dá para dizer ao condutor do comboio "olhe, vá mais devagar para eu ter tempo de acabar este capítulo!"

7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite? 

Hahaha! Às vezes vontade não falta! Mas meu rico livrinho... Seja qual for o motivo que me faça ter essa vontade, ela nunca acaba por ser concretizada.

8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?

Não. Continuo a ler, tento perceber a palavra dentro daquele contexto, espero que ela apareça mais vezes para ver se realmente é aquilo que penso e, se não for, então aí vou ao dicionário. 

9. O que estás a ler presentemente? 

Estou a ler Romancing Mister Bridgerton, da Julia Quinn. Quarto livro da série Bridgertons.

10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?

Boa pergunta... *puxa pela cabeça* Foi no natal, ofereci o Chocolate da Joanne Harris, à minha mãe.

11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?

A faculdade treinou o meu cérebro a ler mais do que uma coisa ao mesmo tempo. Por isso, sou capaz de estar a ler dois ou três livros ao mesmo tempo. E não, não misturo as histórias.

12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?

Gosto de ler na minha cadeira de secretária ou, agora que está bom tempo, na minha varanda. Apesar de ser fechada, sempre dá para ver a rua, o céu, apanhar um solinho, sentir o vento quando tenho a janela aberta... Gosto :) Ler na cama é demasiado perigoso. Adormeço sempre, independentemente da altura do dia... Quanto à altura do dia, gosto de ler à tarde ou pela noite dentro.

13. Preferes séries ou histórias únicas? 

Para mim, desde que as histórias sejam boas, tanto faz. Mas ultimamente prefiro, ou sinto a necessidade, de histórias que se resolvam num único livro, que não se dispersem. Parece que, agora, sempre que me interesso por um livro ele é parte de uma saga. Já cansa... Já tenho algumas séries começadas, inacabadas, outras que tenho aqui por ler... Bem, é melhor não ir por aí. Neste momento, procuro histórias que comecem, se desenvolvam e acabem num livro só.

14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?

Depende do gosto das pessoas, não vou recomendar autores ou livros de fantasia a quem não gosta do género, por exemplo. Mas alguns livros que costumo recomendar são, claro, aqueles de que mais gosto: Jane Eyre, da Charlotte Brontë, A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, os livros do George R. R. Martin, da Julia Quinn (sim, sou uma convertida), Memoirs of a Geisha, do Arthur Golden, O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, as obras do Shakespeare, and so on, and so on...

15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?

Neste momento organizo a minha biblioteca de acordo com o espaço que tenho, que é praticamente nenhum :P Mas, de qualquer maneira, mesmo estando aqui algo amontoados, os livros que são de um mesmo autor, estão todos juntos.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Olá! O desafio foi lançado pela Fernanda (http://as-leituras-da-fernanda.blogspot.pt/), pelo que percebi. Também só consegui responder hoje, foi interessante a ideia :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Mais uma influência minha =P
    A White Lady recomenda o livro que estás a ler, portanto tenho mesmo que ler Julia Quinn ;-)

    ResponderEliminar
  3. Neptuno: Eu não sabia que tinha começado com a Fernanda, mas pronto, fica aqui a informação. Obrigado :)

    Tita: Opá, bendida a hora em que ela me disse "Lê Julia Quinn". É tão bom! :D Ainda só vou a meio deste, mas o meu preferido até agora foi mesmo o primeiro. Gostei tanto ^.^

    ResponderEliminar
  4. Welcome to the Julia Quinn dark side, we have Bridgerton brothers! :D E vénia ao Shakespeare.

    ResponderEliminar
  5. Devíamos fazer umas t-shirts a dizer "Eu quero um Bridgerton só para mim!" xD

    ResponderEliminar